ABRIL

DIA 28 – Quase dois Irmãos
Classificação 16 anos
Quase dois irmãos é a maturidade da diretora Lucia Murat que vem desenvolvendo coerente e corajosa trajetória – basta recordar seus filmes anteriores: Brava gente brasileira (2000), Doces poderes (1996), Que bom te ver viva (1989). Militante da guerrilha durante a ditadura militar, ex-presa política, a diretora conta uma história das diferenças sociais, em poderoso e sensível retrato da relação entre a classe média e a favela carioca, marcada pela música popular.

MAIO

DIA 3 – A Hora da Estrela
Classificação 14 anos
Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, é primeiro longa-metragem de Suzana Amaral. Modelo fértil para a história da adaptação cinematográfica brasileira pela forma criativa com que trabalha o discurso literário e sua transposição para o cinema. Narra a tragédia social do retirante nordestino a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole. Alcançou expressiva repercussão e conquistou alguns dos principais prêmios nos festivais de Brasília e Berlim

DIA 10 – Baile Perfumado
Classificação 16 anos
Baile perfumado promove uma mistura curiosa de gêneros ao incorporar ficção ao retrato documental. No filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, revivemos a saga do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando este vivia em plena campanha no sertão nordestino.


DIA 17 – O homem que virou suco

Classificação 16 anos
Em estilo de cordel, O homem que virou suco é um dos filmes mais contundentes e fascinantes sobre o tema da migração nordestina para São Paulo. Nele, o ator José Dumont desempenha duplo papel, de dois migrantes em que um assassino e um cantador são confundidos. Diversão e reflexão.


DIA 24 – A Marvada Carne

Classificação Livre
Com desenvoltura rara para um estreante, o cineasta André Klotzel faz em A marvada carne uma homenagem ao universo da cultura caipira, vista aqui num embate com a cultura da cidade. Adaptação de uma peça teatral de Alfredo Soffredini, o filme também recorre à mitologia brasileira ao colocar em cena figuras como o Saci e o Curupira. Com nove Kikitos no Festival de Gramado, em 1984, é uma das comédias mais divertidas do moderno cinema brasileiro.

DIA 31 – Cinema, Aspirinas e Urubus

Classificação 14 anos
Com equilíbrio entre forma e fundo raro para um estreante, o pernambucano Marcelo Gomes realizou uma das melhores abordagens do sertão nordestino e um dos grandes momentos do cinema brasileiro atual. O encontro entre um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, e um nordestino que quer ir para a cidade grande em busca de oportunidades, rende um belo e original road-movie (filme de estrada). O diretor investe no despojamento formal, mas cria uma nova estética, resultado de um fecundo diálogo com a paisagem agreste.

 

AS SESSÕES COMEÇAM SEMPRE AS 20H, E A ENTRADA É GRATUITA!